Baleia-jubarte aparece morta na Ilha de Itamaracá e chama atenção de moradores
Baleia-jubarte aparece morta na praia de Baixa Verde, em Itamaracá. Filhote de 8,5 metros surpreende moradores. ICMBio investiga causa da morte

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta nesta terça-feira (5) na praia de Baixa Verde, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. O animal, um filhote com 8,5 metros de comprimento, surpreendeu moradores e pescadores da região.
Baleia-jubarte encalhou na faixa de areia durante a madrugada
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Itamaracá, a baleia-jubarte foi avistada ainda nas primeiras horas do dia, encalhada na faixa de areia da praia do Pilar, no bairro de Baixa Verde. O animal já estava morto ao ser encontrado.
Segundo informações do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o filhote pesava entre 6 e 8 toneladas e apresentava marcas de mordidas de tubarão, mas a causa da morte ainda será investigada.
CMA é acionado para laudo técnico
O Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) foi chamado para acompanhar o caso e deve emitir um laudo técnico que irá indicar a possível causa da morte da baleia-jubarte. A equipe também irá coordenar o enterro da carcaça fora da linha da maré e distante de residências, para evitar riscos de contaminação.
Filhote pode ter se desgarrado da mãe
Ainda segundo a prefeitura, não é raro que filhotes se desgarrem do grupo durante a migração. Nessa época do ano, as jubartes migram para a costa brasileira em busca de águas mais quentes, alimentação farta e reprodução.
“Infelizmente, é relativamente comum que filhotes se desloquem da mãe durante a migração, perdendo a referência de rota e, em casos como este, acabem encalhando”, explicou a secretaria.
Cena atraiu curiosos e pescadores relataram surpresa
Moradores da ilha ficaram chocados com a imagem do animal emborcado na areia e aproveitaram para registrar o momento com fotos e vídeos. O pescador Ângelo Rodrigues, que trabalha em alto-mar há cinco anos, contou que já viu baleias de perto, mas nunca uma encalhada:
“Ela passou do lado da gente no mar, mas é a primeira vez que vejo encalhada. E o mais impressionante é que era só um filhote”, relatou.
Segundo ele, a baleia já estava morta ao chegar à beira da praia, sem mau cheiro nem ferimentos aparentes.
COMENTÁRIOS