Lula surpreende e diz que vai convidar Trump para a COP 30 na Amazônia
Durante evento em Brasília, presidente anuncia que fará convite pessoal ao ex-presidente dos EUA para participar da COP 30

Em uma declaração inesperada nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende ligar diretamente para o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com um convite formal para a COP 30, que será realizada em novembro na região da Amazônia.
“Pode ficar certo, eu vou ligar para o Trump para convidar ele para a COP para saber o que ele pensa sobre a questão climática”, afirmou Lula, durante reunião do Conselhão, no Itamaraty.
Ainda em tom descontraído, o petista reforçou que o gesto será de cortesia:
“Vou ter a gentileza de ligar. Só não vou ligar para o Putin porque o Putin não está podendo viajar.”
Presidente destaca “charme e democracia” no convite
Lula deixou claro que a possível ausência de Trump no evento não será por falta de convite:
“Se ele [Trump] não vier é porque ele não quer, mas não vai ser por falta de delicadeza, charme e democracia. Eu vou convidar!”, declarou.
A COP 30 é considerada uma das mais importantes dos últimos anos e trará líderes de todo o mundo ao Brasil para discutir o futuro do planeta em meio à crise climática.
Contexto da declaração: tensão comercial com os EUA
A fala de Lula acontece em um momento delicado nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Isso porque foi anunciado que uma tarifa de 50% sobre importações brasileiras deverá entrar em vigor a partir desta quinta-feira (7), aumentando o clima de tensão entre os países.
COMENTÁRIOS