Quanto tempo levaria uma viagem de trem entre Recife e Caruaru?
Presidente da Sudene anunciou estudos para implementar um trem de passageiros entre Recife e Caruaru

Imagine sair do Recife e chegar a Caruaru em pouco mais de uma hora, sem trânsito, sem estresse e com conforto.
Parece distante, mas esse cenário pode voltar a ser realidade com o estudo que a Sudene vem conduzindo para reativar parte da antiga malha ferroviária de Pernambuco. O foco atual é um novo trem de passageiros ligando Recife a Caruaru, aproveitando trechos do lendário "Trem da Serra", desativado desde 1989. O plano ainda está no papel, mas já reacende a curiosidade: quanto tempo levaria essa viagem hoje?
Projeto retoma sonho ferroviário no Agreste
A proposta da Sudene busca utilizar trechos da antiga Linha Centro, que ligava Recife a Salgueiro, passando por Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira e Serra Talhada. O trajeto era feito pelo famoso Trem da Serra, que circulou por décadas até sua desativação há mais de 30 anos.
O estudo ainda está em fase de roteiro preliminar, ou seja, sem traçado definido, sem previsão de estações e sem cronograma de obra. Mesmo assim, é possível fazer uma estimativa de tempo de viagem com base em experiências de outras linhas de trem no Brasil.
Qual seria a duração da viagem de trem Recife–Caruaru?
A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 130 km. De carro ou ônibus, a viagem dura entre 2h30 e 3h, dependendo do trânsito.
Considerando a velocidade média dos trens de passageiros brasileiros, é possível estimar:
- A 60 km/h: cerca de 2h10
- A 80 km/h: cerca de 1h37
- A 90 km/h: cerca de 1h27
- A 100 km/h: cerca de 1h18
Ou seja: a viagem de trem poderia levar menos de 1h30, reduzindo quase pela metade o tempo atual.
Exemplo de trens de passageiros em operação no Brasil
Algumas linhas ainda funcionam no país e ajudam a embasar a estimativa:
- CPTM (SP): entre 40 e 80 km/h
- Trem BH–Vitória (ES/MG): média de 60 km/h
- Trem João Pessoa–Cabedelo (PB): cerca de 50 km/h
- Trem Vitória–Marechal Floriano (ES): média de 60 km/h
Em trechos exclusivos para passageiros e com boa infraestrutura, a operação pode atingir 90 a 100 km/h com segurança.
O que sobrou da antiga linha?
A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi iniciada no fim do século XIX para ligar Recife a Petrolina, mas parou em Salgueiro, com 607 km de extensão e 51 estações em 25 municípios.
Segundo levantamento do Iphan em 2009:
- 35 estações ainda existem, mas 15 estão descaracterizadas;
- 5 estão em ruínas, 6 foram demolidas e 1 desapareceu sem deixar vestígios;
- A Estação de Arcoverde, inaugurada em 1912, está de pé, mas sofreu incêndio, está depredada e hoje abriga uma oficina de fantasias populares.
A esperança sobrevive nos trilhos esquecidos
Mesmo com décadas de abandono e estações em ruínas, o imaginário popular ainda nutre esperança de ver os trens de passageiros voltarem a circular no Agreste e Sertão. O estudo da Sudene, mesmo sem garantias de execução, devolve ao debate a possibilidade de um transporte ferroviário moderno, econômico e menos poluente.
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