Seja bem-vindo
Ribeirão,27/12/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Silvio Costa Filho se antecipa e sela apoio a Victor Marques para 2028

Silvio Costa Filho antecipa apoio do Republicanos a Victor Marques e projeta alianças para 2026 e 2028 em Pernambuco


Silvio Costa Filho se antecipa e sela apoio a Victor Marques para 2028 Foto: Divulgação

O ministro de Portos e Aeroportos e presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho, anunciou que o partido vai apoiar o atual vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), como candidato à Prefeitura da capital nas eleições municipais de 2028.

A sinalização foi feita em meio ao movimento de Silvio Costa Filho para viabilizar seu nome como candidato ao Senado na provável chapa encabeçada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco. O ministro tem repetido que não pretende usar cargos executivos como trampolim político e que seu foco está em projetos de longo prazo dentro da Frente Popular.

Em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, Silvio reforçou que o Republicanos seguirá alinhado ao grupo político que governa o estado e o Recife, citando inclusive a possibilidade de reeleição de João Campos em 2030.

Republicanos já define posição para 2028

Segundo o ministro, a decisão do partido em torno de Victor Marques já está tomada, mesmo faltando alguns anos para a disputa municipal. Para ele, o apoio antecipado ajuda a dar estabilidade política ao grupo e fortalece o projeto da Frente Popular.

“Historicamente, muita gente ganha o Senado disputando a prefeitura e o governo do estado. O compromisso do Republicanos para 2028 será de votar em Victor Marques, que vai assumir a prefeitura e nós estaremos ao seu lado no projeto de reeleição em 2028. Naturalmente, estaremos também no projeto de uma futura reeleição de João Campos, ganhando o governo do estado. Nosso projeto é estar ao lado de João, fortalecendo a Frente Popular e trazendo as conquistas e os investimentos para o nosso estado”, declarou Costa Filho.

Disputa pelo Senado segue aberta

Mesmo com o apoio já definido para a eleição municipal, Silvio Costa Filho ainda enfrenta concorrência interna e externa para ocupar uma das duas vagas ao Senado na chapa majoritária em 2026. Pelo menos outros três nomes já se colocaram como pré-candidatos.

Entre eles estão a ex-deputada federal Marília Arraes (SD), o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB) e o senador Humberto Costa (PT), que busca renovar o mandato.

Pesquisas e grau de conhecimento pesam na disputa

Ao comentar os levantamentos mais recentes, nos quais aparece atrás de outros nomes nas intenções de voto, Silvio avaliou que o nível de conhecimento do eleitor ainda é um fator decisivo neste momento da corrida.

“Nunca fui candidato a prefeito ou governador e os outros já foram. Isso dá a eles um grau de conhecimento 35% a 40% maior do que o meu. Sou o mais desconhecido dos nomes que estão colocados na disputa para o Senado. Na hora em que há um grau de conhecimento, isso tem se transformado em intenção de voto, o que me deixa feliz. Caso eu seja o nome escolhido pela Frente Popular, tenho certeza que, com o presidente Lula, com o prefeito João Campos, e o apoio de um conjunto de prefeitos e ex-prefeitos na campanha, andando o nosso estado, é natural que a gente venha a crescer”, disse o ministro.

Foco do Republicanos passa pela Câmara Federal

De olho no calendário eleitoral, Silvio Costa Filho também adiantou que o início de 2026 será dedicado à montagem da chapa de candidatos a deputado federal do Republicanos. A prioridade da legenda será ampliar sua bancada em Pernambuco.















A meta do partido é aumentar de forma significativa o número de cadeiras na Câmara dos Deputados, chegando a quatro representantes eleitos pelo estado.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.