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Ribeirão,27/12/2025

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Recife reabre Ponte Giratória após longa obra e muda fluxo no Centro

Recife reabre a Ponte Giratória após mais de dois anos de obras. Veja como fica o trânsito no Centro e entenda as mudanças no fluxo


Recife reabre Ponte Giratória após longa obra e muda fluxo no Centro Foto: Reprodução

A Prefeitura do Recife reabriu, nesta terça-feira (23), a Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, após mais de dois anos de intervenções. A liberação acontece a tempo das festas de fim de ano e também garante a circulação de veículos durante o Carnaval de 2026. Ao todo, o investimento na requalificação completa da estrutura chegou a R$ 21 milhões.

A Ponte Giratória é uma das principais ligações entre os bairros do Recife e de São José. Com a reabertura, a expectativa da gestão municipal é melhorar a mobilidade na área central da cidade, especialmente em um período de aumento no fluxo de veículos e pedestres.

Durante a entrega da obra, o prefeito João Campos comentou sobre os desafios enfrentados ao longo da recuperação da ponte.

"Muitos duvidaram, até torceram contra, mas hoje a promessa está realizada e a Ponte Giratória está entregue. Lembrando que a gente está falando de uma recuperação estrutural extremamente desafiadora, pois se não tivesse sido feita essa obra, a ponte teria caído literalmente. Eu jamais permitiria que qualquer pessoa da cidade andasse por cima de uma ponte que tivesse o risco de cair. Então, a gente fez o dever de casa, hoje a ponte está aberta e vai ser uma coisa bonita ver ela funcionando; inclusive, na véspera de Natal, quem quiser passar por ela agora pode seguir em segurança... E é mais uma obra entregue da cidade".

Como fica o trânsito no Centro do Recife com a reabertura da Ponte Giratória

A liberação da Ponte Giratória altera a dinâmica do tráfego no Centro do Recife. Motoristas que trafegam pelo Cais de Santa Rita em direção ao Bairro do Recife passam a contar com duas alternativas de deslocamento.

Uma das opções é seguir diretamente pela Ponte Giratória, acessando a Avenida Alfredo Lisboa. A outra possibilidade é realizar a conversão à esquerda na Avenida Martins de Barros e atravessar a Ponte Maurício de Nassau.

Já quem circula pelo Cais da Alfândega ou pela Rua Madre de Deus poderá utilizar a Ponte Giratória para acessar a Zona Sul ou a Zona Oeste. Nesse caso, o trajeto segue pela Avenida Martins de Barros, com retorno antes da Avenida Nossa Senhora do Carmo, chegando novamente ao Cais de Santa Rita.

Prefeitura prevê apoio da CTTU nos primeiros dias

Segundo a Prefeitura do Recife, a reabertura da ponte coincide com um período de grande movimentação na cidade. Por isso, a CTTU vai posicionar agentes e orientadores de trânsito no entorno da Ponte Giratória.

O objetivo é organizar o fluxo de veículos e reforçar a segurança tanto para motoristas quanto para pedestres, especialmente nos primeiros dias após a liberação da via.

Em novo pronunciamento, o prefeito voltou a destacar o volume de investimentos realizados na cidade.

"Eu me orgulho muito. Ninguém na história do Recife fez mais obra na cidade do que esse time que está aqui. Ninguém fez mais investimento na periferia, ninguém fez mais obras de morro e, certamente, no ramo de pontes, a gente também vai bater recordes".

Entenda como foram as intervenções na Ponte Giratória

As obras na Ponte Giratória começaram em 2022, mas ganharam um novo grau de complexidade durante a recuperação do tabuleiro externo. Nesse momento, foram identificados problemas no sistema de protensão, situação que só se tornou visível após a escarificação do concreto.

Diante desse cenário, os serviços precisaram ser interrompidos para a realização de estudos e ensaios técnicos. A retomada das obras ocorreu em 30 de setembro do ano passado, com prazo estimado de 18 meses.

Nessa segunda etapa, foi executada a reabilitação estrutural da ponte, com reforço e protensão externa nas vigas longarinas, atendendo às normas técnicas atuais.

Inicialmente, o custo previsto para a obra era de R$ 9,4 milhões. Com a ampliação das intervenções necessárias, o valor passou para R$ 14 milhões, até alcançar o investimento total de R$ 21 milhões.

Características estruturais da Ponte Giratória

A Ponte Giratória possui 195 metros de extensão, distribuídos em cinco vãos. A estrutura é composta por um tabuleiro único e contínuo, com seção transversal do tipo caixão ao longo de toda a ponte.

O equipamento conta com transversinas e apresenta variação de altura nos apoios. No sentido transversal, a largura total é de 22 metros.




















A ponte dispõe de passeios para pedestres em ambos os lados, sendo 3 metros no lado norte e 2 metros no lado sul. Além disso, há duas faixas de rolamento, com cerca de 4 metros cada, e guarda-rodas de 0,2 metro junto aos passeios.




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