Betinho Gomes aciona MP e TCE e aponta falhas em seleção de professores no Cabo
Ex-deputado Betinho Gomes questiona edital de seleção simplificada no Cabo de Santo Agostinho e aciona MP e TCE apontando possíveis falhas no processo
Foto: Reprodução O pré-candidato a deputado federal Betinho Gomes criticou publicamente o edital da seleção simplificada anunciada pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho para a contratação temporária de professores.
Segundo ele, o processo apresenta fragilidades que podem comprometer a transparência e a igualdade entre os candidatos.
A manifestação ocorreu poucos dias após a divulgação do edital. De acordo com Betinho, as inconsistências identificadas o levaram a provocar órgãos de controle para que o certame seja analisado com mais profundidade.
“Dei entrada no Ministério Público e no Tribunal de Contas para que eles apurem o edital de seleção simplificada que foi divulgado essa semana pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho”.
“O edital tem várias fragilidades. A principal delas é que não foi apresentada uma justificativa robusta para se realizar uma nova seleção simplificada. Outro ponto sensível desse edital é que a nota final será composta de 70% por avaliação de títulos e 30% apenas pela prova objetiva. Isso é muito preocupante”.
“Como se não bastasse esses pontos sensíveis, a prova vai ser realizada no próximo dia 7, às 19h. Ou seja, vai dificultar muito a vida daqueles que se inscreverem, diminuindo a participação de quem quer ter uma chance para ser professor do Cabo. O objetivo (da entrada da ação) é garantir a transparência nessa seleção simplificada e permitir o direito para os inscritos ter condições de igualdade na disputa dessa seleção”.
Seleção oferece mais de 600 vagas no Cabo
A seleção simplificada lançada pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho prevê a contratação temporária de professores para a rede municipal de ensino. Ao todo, estão sendo ofertadas 608 vagas, distribuídas entre diversas áreas de atuação.
Do total, 35 vagas são reservadas para pessoas com deficiência. As inscrições seguem abertas até o dia 28 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet.
Os salários anunciados variam entre R$ 2.985,18 e R$ 3.217,53, de acordo com a carga horária e a especialidade do profissional contratado. O edital completo pode ser consultado no site do Instituto Igeduc, banca responsável pela organização do processo seletivo.
As oportunidades contemplam as seguintes áreas:
- pedagogia
- letras
- matemática
- história
- geografia
- ciências
- artes
- educação física
- especialização em LIBRAS e Braille
O processo seletivo será realizado em duas etapas, com prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, além de avaliação de títulos. A validade da seleção é de até um ano, podendo ser prorrogada por igual período.
Nossa equipe está em contato com a Prefeitura do Cabo para a publicação de uma resposta às acusações de Betinho Gomes. Em caso de envio de manifestação, essa matéria será atualizada.




COMENTÁRIOS