Veja os melhores momentos de Horizonte x Santa Cruz: Tricolor perde e sai da liderança da Série D
Time de Marcelo Cabo chegou a quatro jogos sem vencer e vive momento delicado antes do mata-mata

O Santa Cruz perdeu a liderança do Grupo A3 da Série D. Neste domingo (20), o Tricolor foi derrotado pelo Horizonte por 2x0 fora de casa e chegou a quatro jogos sem vencer na competição. Embora tenha tido mais posse de bola e volume ofensivo, o time pernambucano falhou defensivamente em dois lances cruciais e agora ocupa a terceira colocação do grupo, a uma rodada do fim da primeira fase.
Gols no fim do primeiro tempo selam derrota coral
A equipe comandada por Marcelo Cabo até buscou o ataque, mas foi vulnerável nos poucos avanços do time adversário. Aos 37 minutos, Claudivan aproveitou a zaga parada e marcou um belo gol de voleio. Pouco depois, aos 43, Betinho finalizou um contra-ataque iniciado ainda no meio-campo e ampliou para o Horizonte.
Com o revés, o Santa segue com 24 pontos e foi ultrapassado por Central (25) e América-RN (24, mas com melhor saldo). A vaga para o mata-mata já está garantida, mas a colocação final ainda pode interferir diretamente nos confrontos da próxima fase.
Próxima rodada será decisiva e simultânea
Todos os jogos da última rodada da Série D acontecem no domingo, às 16h. O Santa Cruz recebe o eliminado Treze e precisa vencer para tentar reassumir a liderança. Para isso, também depende de tropeços de Central (fora de casa contra o Ferroviário) e América-RN (em casa contra o Horizonte).
Existe ainda a possibilidade de mudança de local da partida. Diante da situação do Arruda, que está com capacidade reduzida, a tendência é que o confronto seja transferido para a Arena Pernambuco.
Retrospecto do confronto
- 27/04/2025 – Santa Cruz 4 x 0 Horizonte
- 20/07/2025 – Horizonte 2 x 0 Santa Cruz
- Histórico: 1 vitória para cada lado
Classificação do Grupo A3 (após 13 rodadas)
- Central – 25 pts (7V, 4E, 2D | 15 GP / 7 GC | +8)
- América-RN – 24 pts (7V, 3E, 3D | 19 GP / 9 GC | +10)
- Santa Cruz – 24 pts (7V, 3E, 3D | 17 GP / 10 GC | +7)
- Horizonte – 17 pts
- Ferroviário – 17 pts
- Santa Cruz de Natal – 14 pts
- Treze – 13 pts
- Sousa – 12 pts
Escalações
Horizonte 2
Frank; Zé Augusto, Gabriel Cardoso, Igor Ribeiro e Raphinha; Cleyton (Vitinho), César Sampaio e Leozinho (Alan Fabrício); Betinho (Tiago Cunha), Caio Pedro (Emerson Ocara) e Claudivan.
Técnico: Adriano Albino
Santa Cruz 0
Felipe Alves; Toty, Eurico, Matheus Vinícius e Nathan (Vinícius Silva); Gabriel Galhardo (Pedro Favela), Wagner Balotelli e Willian Júnior (João Pedro); Renato (Thiaguinho), Geovany (Pedro Henrique) e Thiago Galhardo.
Técnico: Marcelo Cabo
COMENTÁRIOS